O armazenamento local como serviço muda a forma de compra das empresas para o modelo de consumo

blog
Consumo

O armazenamento local como serviço muda a forma de compra das empresas para o modelo de consumo

Implantar e gerenciar o armazenamento corporativo é considerado por muitas empresas um desafio complexo e de alto custo. 

Os departamentos de TI devem, em seu contínuo ciclo de gestão de dados, planejar, comprar, instalar, configurar, manter, atualizar, retirar e descartar o equipamento, etapas que constituem uma tradicional jornada de armazenamento. 

Para simplificar as operações e evitar grandes investimentos, muitas organizações recorrem a plataformas de nuvem pública para atender a maioria de suas demandas de armazenamento, mas que no médio ou longo prazo podem resultar em altos custos de uso e manutenção.

O armazenamento como serviço (STaaS), realizado na nuvem, elimina modelos tradicionais de compra, simplificando o gerenciamento e oferecendo ampla flexibilidade na gestão de dados, porém, sofre com grandes desafios relacionados à segurança, controle e desempenho.

Mesmo assim, as organizações gostam do conceito de armazenamento entregue como um serviço gerenciado devido à facilidade de uso.

Para obter o melhor dos dois mundos, as equipes de TI têm procurado maneiras de trazer funcionalidades semelhantes à nuvem para seus data centers locais, muitas vezes implementando nuvens privadas ou híbridas, que duplicam muitas das vantagens dos serviços públicos. 

A implantação dessa infraestrutura interna, no entanto, traz consigo muitos dos mesmos desafios que direcionaram as organizações para a nuvem em primeiro lugar. Mas, agora, as equipes de TI têm outra opção, o STaaS, um modelo de serviços baseado no consumo no qual os fornecedores entregam, implementam e gerenciam soluções de armazenamento localmente.

O STaaS fornece às organizações uma maneira de obter serviços semelhantes à nuvem em seus próprios data centers

Com o STaaS, um fornecedor possui os componentes de armazenamento, mas os instala em um local selecionado pelo cliente. 

O cliente basicamente recebe uma solução de armazenamento de acordo com a sua necessidade e paga como serviço baseado em consumo. Este não é um programa típico de leasing no qual o cliente paga uma taxa fixa mensal, independentemente de como ele usa a plataforma. 

O STaaS unifica as vantagens de uma solução on premises (controle local dos dados sensíveis) com as funcionalidades de nuvem (escalabilidade, pagamentos mensalizados e baixo investimento inicial).

Não é nenhuma surpresa que o STaaS esteja chamando tanta atenção agora

Ele promete muitos benefícios que podem ajudar a enfrentar os desafios que vêm com os sistemas tradicionais locais e serviços de nuvem pública.

Um dos maiores benefícios é a estrutura de pagamento baseada no uso da tecnologia. Tal como acontece com a nuvem, os clientes mudam de um modelo de gastos tradicionais de compra para um modelo de consumo, pagando apenas pelos serviços que usam. 

As empresas obtêm uma previsibilidade do custo da parcela mensal, com a grande vantagem de efetuar o pagamento em (reais) R$.

O STaaS local também simplifica as operações de TI

Facilitando adquirir, implantar e gerenciar o armazenamento, os administradores podem implementá-lo mais facilmente, dimensionar a sua capacidade, monitorar o uso e obter o suporte de que precisam, quando necessário. 

A solução de STaaS também podem incorporar análises baseadas em IA (inteligência artificial) em seus modelos de suporte, o que simplifica a solução de problemas e permite a manutenção proativa do armazenamento. Algumas opções de contrato incluem gerenciamento em tempo integral, liberando profissionais de TI para outros esforços.

Além disso, as equipes de TI têm mais controle sobre seus ambientes de armazenamento do que teriam se usassem a nuvem pública, tornando mais fácil garantir a segurança dos dados e a conformidade com os regulamentos de privacidade aplicáveis. 

As equipes também podem configurar seus sistemas de armazenamento para acomodar cargas de trabalho específicas e requisitos de desempenho, algo que não podem fazer na nuvem.

O armazenamento baseado pelo consumo oferece inúmeros benefícios, que podem contribuir na transformação digital, não exigindo grandes investimentos iniciais, possibilitando ampliações de acordo com a necessidade.

Sobre SYNNEX Westcon-Comstor

A SYNNEX Westcon-Comstor é um distribuidor de tecnologia de valor agregado especializado em i

A SYNNEX Westcon-Comstor é um distribuidor de tecnologia de valor agregado especializado em infraestrutura de TI híbrida, incluindo segurança, colaboração, rede, data center, infraestrutura de nuvem pública e privada.

Estamos transformando a cadeia de suprimentos de tecnologia através de nossas capacidades globais em Cloud, Global Deployment e Serviços. Através de uma rede de distribuição física e digital única, ampliamos o alcance global de nossos parceiros enquanto fornecemos a experiência local necessária para navegar com sucesso pelas oportunidades mundiais.

Combinamos conhecimento técnico especializado e de mercado com programas de capacitação de parceiros líderes no setor. Colaborando com nossos parceiros em um modelo de engajamento único, nos esforçamos para proporcionar uma experiência excepcional de parceria, entregando resultados em conjunto.

Fale com nossos especialistas https://servicosdenuvem.com.br/#fale-conosco